Siga-nos no Twitter!

Siga-nos no Twitter. Lá, nós avisamos todos os eventos relacionados ao MJ, que postamos há mais tempo, mostramos links para downloads de músicas, vídeos e etc.
@ForeverMJJBlog http://twitter.com/#!/ForeverMJJBlog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A primeira gravação do MJ foi descoberta

Poucos dias após o lançamento oficial do álbum ''Michael'' cercado de controvérsia sobre a autenticidade da voz, parece que a primeira gravação do Rei do Pop no estúdio foi descoberta.

Uma versão do Big Boy - um hit regional por The Jackson 5 gravada para Steeltown Records em 1967 - tinha sido registrada dois meses mais cedo em One-derful Records em Chicago.

Larry Blasingaine, era um músico de 15 anos , que tovava baixo na gravação de estúdio, em vez de Jermaine Jackson. Ele ouviu a música no início deste mês e insiste que é a versão original. Ele também diz que a original é melhor que a versão de que o mundo veio a conhecer.


''Michael é mais clara, mas jells. É o que fez o Jackson Five. Pessoas foram surpreendidos por ouvi-los tão jovens sendo capazes de fazer isso ", disse o Blasingaine Chicago Reader.


--
No ano passado, o coração de Larry Blasingaine foi quebrado. Por mais de 40 anos ele
acreditava que ele tocava guitarra no do primeiro single Jackson Five.
Mas a minha investigação sobre a história primitiva do grupo também
levou à descoberta de uma fita que ninguém sabia que existia, a primeira gravação de Jakson Five. Ele antecedeu as sessões para a gravação do primeiro single de quatro meses, e a guitarra de Blasingaine era inconfundível.

Um especialista restaurou neste mês de setembro, e desde então
seus proprietários têm vindo a considerar como e quando soltá-lo.
Eu tinha
entrado em contato com Blasingaine (que também se apresenta como Larry Abdul
Hakeem) porque eu estava trabalhando em uma história sobre a Apex, no
estúdio de Chicago, onde os Jacksons haviam gravado "Big Boy" para
Steeltown. Em julho de 2009, ele deu
uma entrevista a Bob Abrahamian um historiador,
durante a qual ele falou sobre o trabalho com o Jackson Five para
uma versão de "Big Boy" em um estúdio diferente, no edifício Records
One-lhoso em 1827 S . Michigan.


No começo eu achava que ele era apenas um loroteiro, mas logo
comecei a suspeitar que o grupo tinha gravado "Big Boy" duas vezes no
verão e outono de 1967. A gravação anterior foi em um Blasingaine a 15 anos de idade, uma criança prodígio já trabalhava
como músico de estúdio. Mas
nunca tinha sido liberado, e as probabilidades pareciam esmagadoras que
tinha sido gravada , perdidas ou destruídas nas décadas desde então.
No final de julho, quando eu expliquei isso para Blasingaine, ele estava atordoado. Sua voz falhou, e ele mal conseguia encontrar palavras para negá-lo: "Naaaw, unh-uhhh".

Ele parou de retornar meus telefonemas e ralhou com Abrahamian por me colocar em contato com ele. Mais tarde ele me diria que ele suspeita que eu
estava tentando usá-lo para Pervis Spann, o lendário DJ que
havia ajudado a desenvolver o Jackson Five, porque eu disse a ele que
Spann não sabia nada sobre "Big Boy"
No final de agosto em uma minuciosa lavagem nos arquivos, apareceu um carretel de fita que parecia a versão do
Jackson Five "Big Boy", que lembrou a gravação de Blasingaine.

Ele estava fora de si, e especialmente feliz por saber que as suas memórias foram confirmadas na pesquisa. Mas ele ainda não podia ouvir a música, a fita era muito frágil, e potencialmente valiosa, para brincar.
Esses bens foram herdados por Eric e
enxuta Tony e sua irmã Phyllis Newkirk, todos filhos de Ernie , que fundou o selo com seu irmão, George. Eles passaram um ano inteiro à procura de um estúdio, capaz e de
confiança para restaurar a fita e transferir digitalmente o seu
conteúdo.


Em setembro de
2010, quando esse trabalho ficou pronto, a fita se tornou mais do que
apenas potencialmente valiosa: é agora confirmada ser a primeira
gravação de estúdio por Michael Jackson, perdido há 42 anos. Logo eu finalmente fui capaz de fazer reparações adequadas para a angústia que tinha causado em Blasingaine. No início deste mês, eu arranjei para ele fosse uma das primeiras pessoas a ouvir.
Seus caminhos logo se distanciaram, ele obedientemente estudou teoria musical na escola de gramática e
começou sua primeira banda através de um programa juvenil de artes lado
oeste chamado Adolescentes com talento.
Logo no início, ele pegou o que ele chama de "truques
do comércio", principalmente dicas sobre como conduzir a si mesmo no
palco, de membros da Saunders Red Orchestra. O saxofonista Eddie Silvers, diretor musical em
One-lhoso, ensinou-lhe cartas da corda.
Apesar de singles próprios Blasingaine nunca foram batidas, em 1968 ele
se tornou o líder da banda para a irmã popular o ato Emoções. Um ano e meio depois, ainda na adolescência, ele começou a trabalhar como sideman de R & B para o grande Jackie Wilson.

Ele rapidamente se formou com o diretor musical, um papel que ocupou
até Wilson carreira terminar no palco em 1975, com um ataque cardíaco.

O encontro mais
íntimo com os Jacksons foi em 13 de julho de 1967, quando entrou no estúdio até então a sua casa, e viu os irmãos
Jackson se preparando para uma sessão. Eles estavam trabalhando em "Big Boy", uma melodia que Silvers tinha escrito. "Quando eu entrei, eu fiquei chocado", diz Blasingaine. "Nunca se tornou uma coisa competitiva , mas eu estava apenas espantado que eles estavam lá no meu estúdio." Que você está fazendo aqui no meu território?
Foi quando Eddie se aproximou de mim e disse: 'Larry, vá lá e mostrar a Jermaine como soa seu baixo estrondoso.

Eu entrei
e mostrei-lhe como usar a parte carnuda da palma da mão para segurar as
cordas, pois ele estava brincando com os polegares. E então Eddie
disse: "Pegue sua guitarra, eu quero que você toque esta parte." E foi isso. "

E por mais de quatro décadas, foi isso. Por razões que levaram para suas sepulturas, George e Ernie decidiram não liberar o seu registro dos Jackson Five
Eles venderam tudo porque tinham contrato assinado com o grupo de Keith
Gordon Steeltown, em novembro de
1967 e a versão que iria passar a vender 60 mil cópias, segundo
estimativas de Keith. Enquanto isso, a gravação
foi cortada a partir do seu molinete, e
deixada em uma prateleira, e esquecida em todos os estoques do rótulo de
contabilidade em ações a mais recente, em julho de 2007, foi realizado
com um especialista a sessão de 1967 dos Jacksons.
Depois que a fita maravilhosa apareceu do ano
passado, os herdeiros mais pobres tomaram um grande cuidado de decidir
sobre a melhor maneira para restaurar e preservá-la digitalmente. Depois
de pesquisar em estúdios online e solicitar recomendações de especialistas e
rótulos de reemissão, incluindo os locais favoritos do Grupo , eles
finalmente decidiram confiar a fita para Steve Puntolillo, que dirige o
Laboratório Sonicraft A2DX em Freehold, Nova Jersey.
Sonicraft usa um aparelho de artes digitais de museu, e seus projetos passados incluíram o
restauro de gravações que Jimi Hendrix fazia antes de ficar
famoso
Tony enxuta, que mora em Maryland, levou a fita para Sonicraft em 16 de setembro e ficou para a sessão. Puntolillo ficou impressionado com o estado da
fita, dada a sua história, mas removeu os
contaminantes da superfície, e terminou o trabalho em um dia.

"Não estava bem cuidada, mas ela reagiu muito bem", diz ele.

"Não houve degradação, sonicamente tudo bem."
Embora Puntolillo estava animado para ouvir a voz de oito anos de
idade, de Michael Jackson, foi a reação para a música que
mais lhe tocou.

"Eu estava vendo Tony", diz ele.

"Foi muito divertido, ele estava feliz, ao vê-lo descobrir que ela realmente estava lá." A gravação do "Big Boy", foi feita em uma máquina de quatro pistas que usaram
fita de meia polegada, embora somente três faixas haviam sido
preenchidos. A música parece
ter sido ao vivo, com todos os instrumentistas tocando ao mesmo
tempo, mas os vocais de Michael e que soam como duas camadas de
harmonias de fundo, provavelmente foram finalizadas.

Ainda estão pensando na sua
próxima jogada, mas é praticamente certo que a música eventualmente
será devidamente mixada e lançada comercialmente, mas eles não decidiram ainda.
Na quarta-feira, 1 de dezembro encontrei Blasingaine e o fotógrafo Jim
Newberry para atender Eric em uma sala de conferência no 20 º
piso do Riverside Plaza, antes de chegar ele tirou uma caixa de bolos para fora da mesa de conferência, substituindo-o por um iPod dock pequeno.. Enquanto esperávamos, ele procurava através de sua biblioteca do iTunes para encontrar a trilha há muito perdida.
Eu já
tive a oportunidade de ouvir a canção, ele me convidou ao seu
gabinete, em outubro
Finalmente a música nos alto-falantes pequenos para encher a sala de conferências, poucos segundos após a primeira nota Blasingaine sentou-se, um sorriso nos lábios.
"OK, é isso", ele sussurrou.
Ele pegou uma guitarra de ar o gesto automático de um músico ao longo da vida e seguiu junto com os ritmos
"Eu peguei o pique", explicou.


"Naquele tempo, todos queriam togar como Curtis Mayfield, e era uma
coisa popular, para reforçar para que eles pudessem dançar."
Segundos depois, ele disse novamente:

"Isso é o que faltava, o órgão!"
Uma das diferenças mais notáveis entre o One-lhoso "Big Boy" e a versão Steeltown é a ausência do Hammond B-3 no último.

The Jacksons não acrescentaria um órgão para a sua banda até depois
deles assinarem contrato com a Motown, um ano depois, mas não havia um no
estúdio One-lhoso. Embora
seja claro que ele togou, a peça é apenas simples acordes-Silvers ou
estúdio do baterista Jimmy Jones

"Lembre-se que eu sempre disse que a qualidade era fraca em comparação com o One-lhoso ?" Blasingaine me lembrou.

"O que eu aviso sobre
esta sessão, não posso dizer até que eu ouça em alto-falantes
maiores, mas isso parece mais profissional. O equilíbrio, a engenharia,
parece que ele foi produzido... Que teve tempo para trabalhar com eles,
... especialmente as vozes os cenários são mais fortes, a de Michael é mais
clara,.. É o que fez o Jackson Five, as pessoas ficaram
surpresos ao ouvi-las tão jovem e ser capaz de fazer isso e é por isso
que eu não entendi quando eles disseram que tinha que ir buscar outros
músicos para tocar e cantar. "
Eles haviam sido defendida por poderosos atores, como Spann, e magistralmente
gravada por One-lhoso, mas até Keith, ninguém acreditava neles o
suficiente para testar o mercado, ele também tinha receio de deixar as crianças jovens tocar e cantar

" "Eu tinha fé neles", explicou Keith no simpósio ", mas não muita fé."
Assim, o único músico em ambas as versões parece ser o
baterista Johnny Jackson, um talentoso adolescente de Gary, mais
tarde, erroneamente, substituiu Jermaine no baixo e Tito na guitarra. Esta é a
diferença mais acentuada entre as duas versões, mais importante que o
órgão, a diversos níveis de produção polonês, e da maturidade (ou falta
dela) na musicalidade. A faixa inédita One-lhoso características
harmonias de Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, reconhecível pelos seus
hits da Motown, e por estas viva, jovem, vozes familiares, ele
simplesmente parece mais com os Jackson Five.
"Eles subestimaram-los", Blasingaine murmurou, sacudindo a cabeça.

"Ouça como forte que é. Eles podem realizar."
"Eu me lembro do pai, Joe, estava lá, e as
crianças [Jackson] estavam no canto , sentados em cadeiras. Todos se sentaram. "
Blasingaine solicitou ainda uma outra rotação digital, e sua lembrança tornou-se mais geral. "Ele só traz de volta a memória de como costumava ser", disse ele.
Então ouvimos o Steeltown "Big Boy",é impossível dizer que "Big Boy" é melhor, especialmente para alguém
com ouvidos nostálgicos acostumados à Steeltown A versão One-lhoso soa mais como
os Jacksons, graças às harmonias dos irmãos ao fundo inimitável e sinceros, com toques exuberantes, não muito profissional. Mas a
versão Steeltown tem relativamente vocais maduros e polido de Michael
para um período de oito anos de idade, poucos meses de experiência em
clubes noturnos de Chicago e Gary valeram por uma vida

Ainda assim, os fãs de Jackson estão curiosos sobre o seu desenvolvimento e vão querer ouvi-lo, a música é mais do que uma demo ou uma curiosidade histórica.

Blasingaine escutou a versão pela ultima vez e com um leve sorriso no rosto, parecia que ele tinha tempo
suficiente para sentir a alegria de ouvir o seu toque mais jovem e
nostálgico
"Isso é real", ele suspirou suavemente, um longínquo olhar em seus olhos.

"Real, puro Jackson Five." "Real, Jackson Five pura".

Fonte: Neverland, postado por izilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário